segunda-feira, 16 de abril de 2012

Filme - Os Piratas do Vale do Silício

Você já deve ter ouvido falar na Microsoft e na Apple, não é?
E se já ouviu falar nessas empresas, também já deve ter ouvido falar no Bill Gates e no Steve Jobs certamentente.
Mas o que Bill tem haver com Steve?
É o que o filme Os Piratas do Vale do Silício nos conta.


Quem era Steve Jobs?

Steve Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955 em San Francisco, filho de estudantes universitários, foi entregue à adoção quando sua mãe viajou de Wisconsin até a Califórnia para dar à luz.

Steven Paul Jobs foi adotado. Seus pais adotivos tiveram de prometer que o menino cursaria a faculdade para poder ficar com ele. Apesar dos esforços, o rapaz desistiu de estudar seis meses depois de ingressar na Reed College, uma universidade liberal em Portland, Oregon.

Jobs era budista. Centralizador e perfeccionista, inventivo e empreendedor. Esse era o perfil do homem que criou a maior empresa de tecnologia da história, a Apple.


Em 05 de outubro de 2011 perdeu-se um defensor da popularização da tecnologia. Steve era casado com Laurene Powell desde 1991, e deixou quatro filhos, 3 desse casamento com Laurene e 1 filha ( a Lisa) do seu relacionamento  com a pintora Chrisann Brennan.

Quem era Bill Gates?

Bill Gates, também conhecido por William Henry Gates III, nasceu na cidade de Seattle, no estado de Washington nos EUA em 28 de outubro de 1955. Como dinheiro nunca foi problema na família Gates, Bill e suas irmãs sempre tiveram a oportunidade de freqüentar as melhores escolas do país, como o Colégio de Lakeside e a Universidade de Harvard. Mas Gates largou a faculdade de Medicina para ir em busca do que ele acreditava.

Gates foi um dos fundadores da Microsoft. Bill Gates é, sem dúvida, um dos homens mais famosos do mundo, não só pela sua grande fortuna, acumulada em 58 bilhões de dólares, mas também por ser o responsável pela criação do SO Windows.

Microsoft e Apple

Tanto Bill quanto Steve eram visionários e começaram as suas empresas em casa, ou em escritórios bem simples e sem luxo. Nenhum dos dois possuía curso superior completo. Mas o talento deles é indiscutível, são considerados gênios da Inovação.

Bill Gates começou criar programas para computadores em parceria de seu colega Paul Allen ainda nos tempos de faculdade. Em 1976 Paul e Bill fundam a sua própria empresa: a Microsoft.

A Apple foi fundada por Steve Jobs, Steve Wosniak e Ronald Wayne em 1976 na Califórnia. Observem que ambas empresas foram fundadas no mesmo ano!

Gates e Allen conseguem um contrato com a IBM, a qual deseja adotar um sistema operacional. Surge então o MS-DOS, que a partir de 1981 figurava em todos os PCs da IBM.

Jobs gostava de citar a máxima atribuída a Pablo Picasso: "Bons artistas copiam, grandes artistas roubam". Como complemento: "Nunca tivemos vergonha de roubar grandes idéias”.

Seguindo esta idéia, Jobs “aproveitou” uma criação da Xerox, o chamado mouse, que na época havia sido rejeitada pela IBM, e adaptou ao seu computador pessoal. Foi um dos lançamentos mais incríveis naquela época no que diz respeito a informática.

Com o passar do tempo, a Apple torna-se uma grande e reconhecida empresa. Jobs trouxe o presidente da Pepsi para presidir a empresa usando da seguinte frase para persuadí-lo: “Você quer ficar o resto da sua vida vendendo água com açúcar ou você quer uma chance de mudar o mundo”. Mais tarde, Jobs foi demitido da sua própria empresa por este mesmo presidente.

Jobs confiou seu protótipo de SO para Gates, e Gates, muito esperto, “aproveitou” a idéia da Apple e lançou o Sistema Operacional antes da concorrente, e assim surgiu o Windows, que consolidou a Microsoft entre as maiores empresas do mundo no ramo da informática e fez com que Bill Gates ficasse por anos seguidos no topo da lista de pessoas mais ricas do mundo. Desde então, já foram lançadas varias versões atualizadas e otimizadas do Windows.

Jobs retornou no ano de 1997 como CEO da Apple e fez com que a empresa voltasse a ser o que era antes: referência no que diz respeito a Inovação. Desde então foram criados o iMac, iBook, iPod, iPad, iPhones...e tem mais por vir. Mesmo depois de sua morte, o legado que Jobs deixou é muito significativo, tanto no seu estilo de vida quanto nas suas inovações.

Dentre as muitas frases marcantes de Steve Jobs, vale citar esta:

 Stay Foolish, stay hungry” – (Continue com fome, continue bobo). “E eu sempre desejei isso para mim mesmo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário