segunda-feira, 23 de abril de 2012

SATD - SISTEMA DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO


O que é um sistema de apoio à tomada de decisões?

Dentro dos Sistemas de Informação, que gerenciam conjunto de conhecimento, há a classe de Sistemas de Apoio à Decisão, utilizado como modelo genérico que auxilia nas tomadas de decisão e que analisa um vasto número de variáveis, permitindo o posicionamento de uma informação para determinado objetivo e problema.

SIG e SAD

Como o próprio nome diz, os SIG’s (Sistemas de Informações Gerenciais) surgiram com o intuito de auxiliar gerentes em suas funções. Com o passar do tempo, este tipo de sistema acabou sendo usado por qualquer funcionário que tome decisões.
O objetivo de um SIG é fornecer informações para a tomada de decisões, ou seja, são sistemas que fornecem relatórios. O usuário deve solicitar de alguma forma (escolha por menus, uso de comandos, etc) a informação que necessita, e o SIG procura em seus registros tal informação e a apresenta da melhor maneira possível ao usuário. Esta maneira pode ser textual (relatórios descritivos), por planilhas ou de modo gráfico. Este último caso é o preferido pelos administradores pois oferece mais informações em menor espaço (“uma figura vale por mil palavras”). O gráfico pode ser tipo “pizza”, em “barras” ou por “linhas”.

Um SAD (Sistema de Apoio a Decisão) recebe como entrada alternativas para solução de um problema e devolve as conseqüências para cada alternativa. Assim o administrador pode avaliar qual é a melhor alternativa. O SAD não decide qual é a melhor decisão, nem indica que alternativas existem.

A diferença para o SIG é que um SAD é interativo (usuário pode entrar com várias alternativas) e ainda avalia as alternativas através de técnicas de what-if (= e se eu fizer isto, o que acontecerá …), tais como projeção e regressão.



Diferenças...


Tipo de problema:

SAD: São capazes de lidar com problemas estruturados que não podem ser programados com facilidade.

SIG: Utilizado, normalmente, para problemas mais bem estruturados.


Usuários

SAD: Fornece apoio a indivíduos, grupos e à empresa como um todo. A curto prazo, os usuários geralmente têm mais controle sobre um SAD.

SIG: Apóia essencialmente a empresa. A curto prazo, os usuários têm pouco ou nenhum controle sobre um SIG.

Apoio

SAD: Dá apoio a todos os aspectos e estágios da tomada de decisão. O sistema não assume, no entanto, o papel de responsável pelas decisões – é necessário que uma pessoa tome a decisão final.

SIG: Isso não é necessariamente verdade em todos os sistemas SIG – alguns deles tomam decisões automaticamente e, de maneira efetiva, assumem o papel de responsáveis pelas decisões.


Ênfase

SAD: A ênfase de um DSS são as decisões e seus estilos.

SIG: Um SIG dá ênfase, em geral, apenas a informações.


Abordagem

SAD: É um sistema de apoio direto que fornece relatórios interativos na tela de um computador.

SIG: É, em geral, um sistema de apoio indireto que utiliza relatórios produzidos periodicamente.


Sistema

SAD: O equipamento computacional que embasa o apoio a decisões é, em geral, utilizado ao vivo (diretamente conectado ao sistema computacional que integra o DSS) e relacionado ao tempo real (fornece resultados imediatos). Terminais de computador e monitores são exemplos – esses dispositivos podem fornecer informações e respostas imediatas a perguntas.

SIG:Um SIG pode não comunicar resultados de maneira imediata – por exemplo, no caso em que relatórios impressos são gerados e entregues semanalmente aos administradores de uma empresa.


Velocidade

SAD: Um SAD é flexível e pode ser implementado por seus usuários. Isso se traduz, via de regra, em menores tempos de desenvolvimento. Além disso, esses sistemas acabam por ser, na maior parte dos casos, mais aptos a atenderem às necessidades de seus usuários.

SIG: O tempo de resposta de um SIG é normalmente mais lento.


Saída (produto)

SAD: Os relatórios produzidos por um SAD são, via de regra, projetados para visualização em tela, embora possam ser impressos.

SIG: Um SIG, por outro lado, produz majoritariamente relatórios e documentos impressos.


Desenvolvimento

SAD: É muito comum que os usuários de um SAD envolvam-se com seu desenvolvimento. O envolvimento de usuários se traduz, normalmente, em sistemas melhores e capazes de fornecer auxílio mais adequado. Como regra geral, o envolvimento dos usuários no desenvolvimento de um sistema costuma ser o fator mais importante para a produção de sistemas bem-sucedidos.

SIG: Freqüentemente os SIGs têm vários anos de idade e foram desenvolvidos para pessoas que não estão mais trabalhando nas atividades apoiadas pelo sistema.

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