Dentro dos Sistemas de Informação, que gerenciam conjunto de
conhecimento, há a classe de Sistemas
de Apoio à Decisão, utilizado como modelo genérico que auxilia
nas tomadas de decisão e que analisa um vasto número de variáveis, permitindo o
posicionamento de uma informação para determinado objetivo e problema.
SIG e SAD
Como o próprio nome diz, os
SIG’s (Sistemas de Informações Gerenciais) surgiram com o intuito de auxiliar
gerentes em suas funções. Com o passar do tempo, este tipo de sistema acabou
sendo usado por qualquer funcionário que tome decisões.
O objetivo de um SIG é
fornecer informações para a tomada de decisões, ou seja, são sistemas que
fornecem relatórios. O usuário deve solicitar de alguma forma (escolha por
menus, uso de comandos, etc) a informação que necessita, e o SIG procura em
seus registros tal informação e a apresenta da melhor maneira possível ao
usuário. Esta maneira pode ser textual (relatórios descritivos), por planilhas
ou de modo gráfico. Este último caso é o preferido pelos administradores pois
oferece mais informações em menor espaço (“uma figura vale por mil palavras”).
O gráfico pode ser tipo “pizza”, em “barras” ou por “linhas”.
Um SAD (Sistema de Apoio a
Decisão) recebe como entrada alternativas para solução de um problema e devolve
as conseqüências para cada alternativa. Assim o administrador pode avaliar qual
é a melhor alternativa. O SAD não decide qual é a melhor decisão, nem indica
que alternativas existem.
A diferença para o SIG é
que um SAD é interativo (usuário pode entrar com várias alternativas) e ainda
avalia as alternativas através de técnicas de what-if (= e se eu fizer isto, o
que acontecerá …), tais como projeção e regressão.
Diferenças...
Tipo de problema:
SAD: São capazes de lidar com
problemas estruturados que não podem ser programados com facilidade.
SIG: Utilizado, normalmente,
para problemas mais bem estruturados.
Usuários
SAD: Fornece apoio a
indivíduos, grupos e à empresa como um todo. A curto prazo, os usuários
geralmente têm mais controle sobre um SAD.
SIG: Apóia essencialmente a
empresa. A curto prazo, os usuários têm pouco ou nenhum controle sobre um SIG.
Apoio
SAD: Dá apoio a todos os
aspectos e estágios da tomada de decisão. O sistema não assume, no entanto, o
papel de responsável pelas decisões – é necessário que uma pessoa tome a
decisão final.
SIG: Isso não é
necessariamente verdade em todos os sistemas SIG – alguns deles tomam decisões
automaticamente e, de maneira efetiva, assumem o papel de responsáveis pelas
decisões.
Ênfase
SAD: A ênfase de um DSS são as
decisões e seus estilos.
SIG: Um SIG dá ênfase, em
geral, apenas a informações.
Abordagem
SAD: É um sistema de apoio
direto que fornece relatórios interativos na tela de um computador.
SIG: É, em geral, um sistema
de apoio indireto que utiliza relatórios produzidos periodicamente.
Sistema
SAD: O equipamento
computacional que embasa o apoio a decisões é, em geral, utilizado ao vivo
(diretamente conectado ao sistema computacional que integra o DSS) e
relacionado ao tempo real (fornece resultados imediatos). Terminais de
computador e monitores são exemplos – esses dispositivos podem fornecer
informações e respostas imediatas a perguntas.
SIG:Um SIG pode não comunicar
resultados de maneira imediata – por exemplo, no caso em que relatórios
impressos são gerados e entregues semanalmente aos administradores de uma
empresa.
Velocidade
SAD: Um SAD é flexível e pode
ser implementado por seus usuários. Isso se traduz, via de regra, em menores
tempos de desenvolvimento. Além disso, esses sistemas acabam por ser, na maior
parte dos casos, mais aptos a atenderem às necessidades de seus usuários.
SIG: O tempo de resposta de um
SIG é normalmente mais lento.
Saída (produto)
SAD: Os relatórios produzidos
por um SAD são, via de regra, projetados para visualização em tela, embora
possam ser impressos.
SIG: Um SIG, por outro lado,
produz majoritariamente relatórios e documentos impressos.
Desenvolvimento
SAD: É muito comum que os
usuários de um SAD envolvam-se com seu desenvolvimento. O envolvimento de
usuários se traduz, normalmente, em sistemas melhores e capazes de fornecer
auxílio mais adequado. Como regra geral, o envolvimento dos usuários no desenvolvimento
de um sistema costuma ser o fator mais importante para a produção de sistemas
bem-sucedidos.
SIG: Freqüentemente os SIGs
têm vários anos de idade e foram desenvolvidos para pessoas que não estão mais
trabalhando nas atividades apoiadas pelo sistema.

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